largura das sedas
Curiosidades, Mr. Fumo Informa

O papel de seda e seus tamanhos

Sabemos que, para muitos, a seda é diferenciada entre grande e pequena. O Mr. Fumo vai te mostrar que essa divisão é um pouco mais complexa que isso!

Tá aí um assunto que gera muita confusão entre nossos clientes e leitores. Desde os mais novatos na arte de enrolar um cigarro até os mais experientes, muitos não sabem qual a diferença entre uma seda Single Wide e uma Seda 1 ¼”, por exemplo. Por mais que a diferença seja pequena, muitas vezes o tamanho das sedas é quesito obrigatório levado em consideração para a escolha de sua seda ideal. Então, presta atenção no que o Mr. Fumo tem pra te mostrar para te ajudar na escolha da sua próxima seda.

Comprimento x Largura

Podemos medir a seda a partir do seu comprimento e largura. Ou seja, quando você entra na página de uma seda e vê na descrição “110 x 44 mm”, você está vendo as dimensões do papel de seda. Elas são medidas em milímetros: o primeiro número representa o seu comprimento e o segundo sua largura. A partir de tamanhos padrões de seda, as classificamos entre seus diferentes tipos.

Largura

A partir da largura podemos classificar a seda entre:

  • Extra Slim: até 36 milímetros
  • Slim: 36 a 40 milímetros
  • Regular: 40 a 44 milímetros
  • Large: 44 a 50 milímetros
  • Extra Large: mais de 50 milímetros

É a largura da seda que determinará o quão grosso pode ser o seu baseado ou cigarro. As sedas Extra Slim e Slim são ideais para bolar finos sem deixar seu baseado engessado com a sobra de papel. Já a Regular é ideal para bolar baseados e cigarros médios. Por fim, as sedas Large e Extra Large são mais utilizadas para enrolar aquele dedo de gorila.

É fundamental que se tenha em mente o estilo de bolar e a quantidade utilizada na hora de escolher uma seda. O ideal é sempre utilizar uma seda da largura certa para o seu baseado para que você não fume mais papel do que deveria. Caso sua seda seja maior, basta cortar ela para a largura que você preferir. O consumo consciente de seda é um grande aliado na redução de danos e no gosto do seu baseado!

Comprimento

A partir do comprimento podemos classificar as sedas entre:

  • Single Wide: são as menores sedas do mercado, possuem 70 milímetros de comprimento. Ideais para o consumo individual e diário. A melhor opção de filtros para utilizar com esse tipo de seda são os filtros Extra Slim.
  •  1 ¼”: são um pouco maiores do que as Single Wide, possuem, em sua maioria, 78 milímetros de comprimento. São as sedas mais vendidas e as mais procuradas para o consumo de tabaco. O comprimento é suficiente para que usar um filtro de 15 milímetros de qualquer espessura.
  • 1 ½”: são maiores que as sedas 1 ¼” em largura, dificilmente sendo maior em comprimento. Elas não são comuns aqui no Brasil, sendo mais fácil de encontrar na América do Norte e Europa. Por aqui, podemos encontrar diversas sedas 1 ¼” Large e Extra Large que cumpririam bem a função, como a Bem Bolado Large.
  • King Size: é o tamanho mais popular de seda em todo o mundo. Possuem entre 108 e 112 milímetros de comprimento, sendo que a grande maioria é de 110 milímetros. Ideais para enrolar finos esticados e até dedos de gorila.
  • Em rolo (ou de metro): são aquelas sedas conhecidas por virem em uma caixinha e você corta o seu comprimento do tamanho que deseja, como a Smoking Master de Metro. Perfeitas para comemorações ou pessoas que bolam seus baseados sob medida.
  • Outros tamanhos: menos comuns no Brasil, também existem algumas sedas que variam de 150 até 350 milímetros. Muitas marcas estrangeiras, como a RAW, costumam produzir esse tipo de seda. No Brasil, são menos utilizadas devido a popularização da seda de metro, que cumpre a mesma função.

O comprimento da seda influencia diretamente no tamanho do seu baseado ou cigarro. As sedas menores são mais utilizadas para o consumo de tabaco, uma vez que o consumo é rápido e corriqueiro. Já as sedas maiores são mais comumente usadas para bolar baseados.

Outros modelos

Além disso, vale a pena comentarmos dos outros modelos de seda existentes no mercad, como os famosos cones pré-enrolados e os tubos pré-enrolados. Nada mais são do que cigarros pré-enrolados feitos para que você apenas coloque o seu conteúdo e acenda, sem nenhum trabalho a mais.

O princípio entre esses dois modelos é o mesmo. Porém, cada um possui sua particularidade. O cone pré-enrolado é, literalmente, um baseado com piteira já enrolado para você colocar sua erva e ir pilando até não caber mais nada. Já o tubo pré-enrolado é uma imitação do cigarro, ele vem com filtro de acetato e seu papel possui pólvora para auxiliar na queima. Bastando apenas você inserir o que deseja, com o auxílio de uma máquina própria para isso, como a da Hi-Tobbaco.

A preferência é sua!

Por mais que as sedas maiores sejam mais usadas para bolar baseados e as menores para tabaco, o que realmente importa é a sua preferência! Isso não é uma regra e muitas pessoas costumam fazer o contrário, por exemplo. O que conta aqui é o seu consumo, a preferência por tipos de seda e o quão ligado em redução de danos você está.

Portanto, leve esses itens em consideração e você achará o tamanho de seda ideal para você. Caso ainda esteja em dúvidas, você pode sempre chamar o Mr. Fumo que ele te auxiliará na sua escolha da melhor forma possível!

Até a próxima 🙂

Fonte: OCB (http://ocbshop.com.br/blog/sedas-comprimentos-larguras-e-outras-informacoes-uteis/)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *